Espiritismo

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Vocabulário Espírita

- A -

Acaso [do latim: a= privativo + casu] - 1. Acontecimento imprevisível quanto às causas que o determinam. Caso fortuito. Imprevisível ou incerto. Casualidade. À sorte, sem premeditação.  2. Para o Espiritismo, o acaso inexiste, em aplicação do axioma de que não há efeito sem causa.
Adoração: [do latim adoratione]. Ato de adorar a Deus; respeito; submissão. Uma das dez leis morais.
Adorar [do latim adorare] - 1. Render culto a (divindade). 2. Reverenciar, venerar, idolatrar, amar extremosamente. 3. É a elevação do pensamento a Deus, pois que, pela adoração, a alma se aproxima Dele.
Aeróbus [do grego aéreos] - Carro aéreo espiritual para transporte de Espíritos que não podem se locomover. Conforme André Luiz, seria na Terra um grande funicular, isto é, veículo com tração por cabos acionados por motor estacionário e que freqüentemente se utiliza para vencer grandes diferenças de nível - um tipo de teleférico.
Afetividade [do latim affectivu] - 1. Conjunto de fenômenos psíquicos que se manifestam sob a forma de emoções, sentimentos e paixões, acompanhados sempre da impressão de dor ou de prazer, satisfação ou insatisfação, agrado ou desagrado, alegria ou tristeza. 2. Qualidade de quem é afetivo.
Afeto [do latim affectu] - O elemento básico da afetividade.
Afinidade [do latim affinitate] - 1. Relação de afim. 2. Semelhança, analogia. 3. Lei de Afinidade, conforme ensinamento dos Espíritos: os semelhantes se atraem, os diferentes se repulsam e os positivos predominam sobre os negativos.
Aforismo: [do grego aphorismós]. Proposição que, de forma concisa, enuncia um princípio ou regra prática de comportamento; máxima.
Agênere [do grego: a= privativo + géiné, geinomai= engendrar; que não foi engendrado] - 1. Variedade de aparição tangível. 2. Estado de certos Espíritos que podem revestir, temporariamente, as formas de uma pessoa encarnada, ao ponto de produzirem completa ilusão.
Agente [do lat. agente] - Aquele que age, opera, agencia, promove, causa, pratica uma ação.
Agnosticismo [do grego: ágnostos= ignorado + -ismo] - 1. Designa toda a doutrina que rejeita a metafísica, quando ligada ao estudo de objetos radicalmente incognoscíveis. O positivismo e certas formas de evolucionismo são consideradas doutrinas agnósticas. 2. Teoria que ensina a impossibilidade radical de os nossos conceitos poderem exprimir positivamente algo sobre Deus. 3. Doutrina que declara impossível, inacessível ao entendimento humano toda a noção de absoluto, reduzindo a ciência ao conhecimento do fenomenal e relativo.
Água fluidificada - É a água magnetizada, impregnada de fluidos benfazejos, fortificantes ou terapêuticos.
Albergue [do latim medieval gótico haribaírgo] - 1. Hospedaria. 2. Abrigo, refúgio, asilo, local em que se recolhe pessoas por caridade.
Alegoria [do grego allegoría]. Figura de estilística, envolvendo uma comparação entre objetos ou ações; metáfora; imagem; ficção de um objeto apresentado ao espírito de maneira que dê a idéia de outro.
Alegria [do latim alacre] - Estado característico da sensibilidade quando passa do prazer ao reconhecimento desse mesmo prazer e à satisfação global daí resultante. Não possui a plenitude ou a permanência da felicidade.
Allan Kardec - codificador da doutrina espírita.Pseudônimo de Hippolyte Léon Denizard Rivail . Nascido à 3 de outubro de 1804.Em Lyon, França. Filho de Jean Baptiste Antoine Rivail, magistrado, juíz e Jeanne Louise Duhamel. Casado com Amélie Gabrielle Boudet.A princípio Allan Kardec foi cético a respeito das questões espíritas.Foi interessado com o fenômeno das "mesas girantes" que resolveu se aprofundar no estudo das questões envolvidas com a espiritualidade.Demorou um ano de árduos estudos para que realmente se conscientizasse dessa realidade.E a partir daí, através de seus livros, ele organizou os tópicos da doutrina dos espíritos e lançou luz à várias perguntas da humanidade.Sempre orientado pelos espíritos superiores, entre eles o "Espírito da Verdade". Sua missão se perpetuou após sua morte e seus ensinamentos guiam hoje milhões de pessoas em todo o mundo.
(Leitura básica: "Introdução ao estudo da doutrina espírita" de Allan Kardec, "Obras Póstumas" de Allan Kardec, "Vida e obra de Allan Kardec" de André Moreil , "A missão de Allan Kardec" de Carlos Imbassahy , "Allan Kardec, La naissance du Spiritisme" Jean Vartier, caps.I, II, III e VII e "Allan Kardec" Volumes I, II e III de Zêus Wantuil e Francisco Thiesen)
Alma [latim: anima, do grego: anemos= sopro, emanação, ar] - É o ser imaterial, distinto e individual, unido ao corpo que lhe serve de invólucro temporário, isto é, o Espírito em estado de encarnação, e que somente pertence à espécie humana. Unido ao corpo material pela encarnação, o Espírito constitui o homem; de forma que no homem há três coisas: a alma propriamente dita, ou princípio inteligente; o perispírito, ou envoltório fluídico da alma; o corpo, ou envoltório material.
A alma dos vegetais é dita simplesmente vital. A dos animais é dita instintiva, por ser dotada de inteligência instintiva. A alma do Homem é dita espírita ou moral, por ser dotada de livre arbítrio. Percebe-se que a alma dos animais é ao mesmo tempo vital e instintiva, enquanto a do Homem é algo mais, visto que, neste último, sua propriedade espécie-específica é distinta pelo alto grau de desenvolvimento de que é tomada a inteligência pelo livre arbítrio. Embora o corpo físico do Homem obedeça a padrões classificatórios que lhe chamariam de pertencente ao Reino Animal, do ponto de vista moral, o Homem é senhor de um próprio reino, o Hominal. (Bezerra de Menezes, "A Loucura sob Novo Prima").
Altruísmo [do francês altruisme] - 1. Palavra forjada por Augusto Comte para designar o amor ao próximo, no sentido mais geral, isto é, a inclinação natural que nos impele a preferir o interesse geral ao nosso próprio interesse. 2. É a atitude moral que consiste em sacrificar o seu interesse em favor do outro e em especial à comunidade.
Alucinação [do latim alucinatione] - 1. Ato ou efeito de alucinar; devaneio, delírio, ilusão. 2. Experiência sensorial sem base na realidade.
Ambição: [do latim ambitione]. Desejo de glória ou riqueza; ânsia; grande desejo; cobiça; aspiração; desejo de poder; cupidez; apetite.
Amnésia [do grego amnesía] - Perda total ou parcial da memória.
Amor [do latim amore] - 1. Sentimento que impele a pessoa para o que se lhe afigure bom, belo, digno ou grandioso. 2. Sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem, ou de alguma coisa. 3. Afeição, grande amizade. 4. Caridade, benevolência.
Amorfo [do grego ámorphos]. Que não tem forma determinada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário